O infinito de pé é um brinde numa taça / Dois buracos na cueca devorados pela traça /Os pneus da bicicleta subindo a ladeira / São os seios da Brigite pra fora da banheira (Andre Abujamra)

21 de março de 2007

Belinha Ometto: bairro surgiu na escuridão


O verde no Morro Azul contrasta com o cinza opaco das ruas vazias do bairro Belinha Ometto. O bairro fica em um das extremidades de Limeira e faz divisa com o canavial.
No Belinha Ometto as vias são poucos movimentadas. Durante o dia é comum ver mãe jovens carregando filhos pelas ruas empoeiradas. A avenida que conduz até o final do bairro tem um canteiro decorado com entulho e materiais de construção amontoados. O alento para muito moradores é trazido pela fé. Igrejas envangélicas são construídas dentro das próprias casas e faixas de plásticos oferecem cura e salvação para os fiéis.
Os primeiros moradores tiverem muitas dificuldades. O motivo foi que o loteamento foi entregue mesmo sem haver infraestrutura como água e luz. "Quando mudei para cada (no Belinha Ometto) lembro que não tinha água e luz. Minha mãe buscava água com balde na pedreira e minha casa era iluminada com lamparina", cita a dona-de-casa Natália Fernanda de Paiva, de 21 anos.
Ele afirma também, que no início muitas casas foram construídas de madeira, devido a condições financeiras e muitas delas existem até hoje. "Muita gente diz que é um bairro perigoso. Eu não acho. É um lugar tranquilo para morar", avalia.
Membro da Associação de Moradores do Bairro, Marli Aparecida da Silva, 39 anos, cita que no bairro há cerca de 1,5 mil casas e aproximadamente cinco mil moradores. "O bairro cresceu muito e junto com o crescimento veio problemas que ainda não foram resolvidos", afirma.
Marli diz que hoje no bairro uma as principais reivindicações é a inclusão de mais linhas de ônibus já que apenas uma (104) passa pelo local. "É um bairro muito asfastado do Centro e isso é mais que um motivo para que mais linhas sem implantadas", cobra.

18 Comments:

Blogger Unknown said...

Sê vê que é um texto antigo,moro no Belinha e hoje(2007),este bairro não fica devendo em nada para outros bairros mais antigos de Limeira.
As ruas já estão todas pavimentadas,três lihhas de ônibus
passam pelo bairro(104,13,02)e toda as infro-estruturas estão perfeitas.
Quem mora aqui sabe,e,mães jovens nas ruas se vê em qualquer lugar,mas é claro,que por ser um bairro "novo" é mal visto por todos que estão de fora.
É importante manter as irformações atualizadas para que as pessoas não tenha uma visão errada do bairro e de quem mora nele.

28/4/07 20:39

 
Blogger Henry Villela said...

Patrícia concordo que de fato é um bairro novo e há infraestrutura, mesmo por que em momento nenhum neguei esse fato.
Não tive a intenção de insinuar que o bairro é mal visto, e sim mostrar o cotidiano no local. E, não há como negar que existem muitas mães solteiras, ruas sujas e entulhos nos canteiros. O Belinha Ometto têm problemas como qualquer outro bairro de Limeira, mas há sim suas particularidades.

10/5/07 23:30

 
Anonymous Anônimo said...

Não concordo com o que foi citado no texto. Há muito tempo não ocorrem nenhum desses problemas,não tem entulho nos canteiros das avenidas e,é um bairro muito movimentado e por sinal está um lugar muito bom para se viver.

13/11/08 22:07

 
Anonymous Anônimo said...

Moro em São Paulo e tenho parentes que moram no Abilio Pedro. Já estive algumas vezes no Belinha e vão me desculpar, mas me senti em São Paulo: Musica altissima em várias casas até tarde da noite, pessoas mal encaradas pelas esquinas que te olham como se fosse um alienigena. Desocupados no portão de suas casas cuidando da vida dos outros, enfim. Pode ser que tenha mudado, mas em fevereiro de 2008 eu vi tudo isso e muito mais pelas ruas do Belinha.
Imaginei que cenas assim seriam vistas no Ernesto Khul, mas para minha surpresa, ali sim, em nada se parece com o que me disseram.
Os moradores do Ometto me desculpem, mas foi isso que vi e esta é a impressão que tive do bairro.

8/1/09 09:18

 
Anonymous welyd@ said...

eu moro e concordo
o bairro é muito bom...............

12/5/09 15:18

 
Blogger Unknown said...

eu acho que quem realmente pode falar ssobre o bairro sao as pessoas que moram aqui...e nao quem mora em outro lugar...eu moro aqui e nao vejo diferença alguma em relaçao aos outros bairro....
eu amo morar aqui!!!!

7/9/09 14:15

 
Anonymous Suliane said...

Hoje em 2011 eu não concordo com o texto tenho 17 anos e moro noBelinha ometto a 10 anos é um bairro muit bom para se morar pois tudo que se precisa aqui no bairro mesmo vc encontra. Tem creche, tem escola, tem posto de saude, tem farmacia, lojas, supermercados e muitas outras coisas...
Como prova disso o preço do imovel do Belinha ometto é um dos mais caros da cidade.

14/2/11 00:34

 
Anonymous Anônimo said...

Moro no belinha há 14 anos e é um ótimo bairro sim.tudo que precisamose há no bairro não precisa sair em momento algum.Este comentario deste cara é injusto pois ele não mora aqui pra fala o que falou, só quem mora aqui sabe o que é bom e o que é ruim no bairro .Chamou o belinha de favela praticamente e não é não pois não teriam feito uma faculdade de rico no bairro vizinho ao belinha.

8/5/11 19:30

 
Anonymous Anônimo said...

Nada a ver este blog,tenho 16 anos,mora à 7 aki...
Tudo o que você precisa vc pode encontrar aqui msm no bairro.
Tenho muitos amigos bons aqui e eu amo morar aqui.
Um trouxa qualquer não pode vir e falar mal de nosso bairro à tôa.Só quem mora aqui sabe a verdade !!!

3/7/11 17:06

 
Anonymous castro said...

horrivel esse bairro... sou policial militar e a ordem é para entar no bairro só em ultimo caso... devido aos tipos de pessoas que ali se encontarm... é claro que ali tem algumas excessões!

29/7/11 14:30

 
Anonymous Anônimo said...

Gentee Meu Deus Oo
Eu moro no centro, antes de Eu não cohecer o bairro eu tinha medo de ir no Belinha O., pois muitas pessoas falavam Mal mesmo, Mais um dia com tanta curiosidade peguei o linha 02 e fui pra ver como era ...

Genteee Ameii o Bairro
Tem muitos "Nóias" Liiindos! kkkkk
Claro que tem suas excessões, mais eu achei Super Normal o Bairro, parece centro de Alguma cidade, bem movimentado mesmo, e não é Mentira que o Outro no Texto falou, parece que esta no Rio de Janeiro, Ctz, com Funks, é óbviiio!
Nada a ver que o pessoal falou.

Já o Ernesto Kühl e o Odécio Degan, já muda radicalmente a História ...

Lá vai eu e uns amigos, e vamos lá pra ver como era esses dois bairros... Nem conto pra vocês ...

Na hora que entramos no bairro, sentimos um Clima bem Pesado!
Aquelas ruas estreitas, as rua cheias de ENTULHOS, crianças no meio da rua nuas, traficantes mexendo com Droga, ...
Logo em seguida, um "Nóia" grita : Eiiii manow, para já o carro! Oo

( Nós apavoramos )e saimos correndo de lá xom o Carro ( um Fox Preto ) ainda por cima ... Caracas, O Ernesto Kühl e o Odécio Degan esses sim, são Bairros PERIGOSOS!

4/11/11 15:06

 
Anonymous Anônimo said...

Sim tem alguns aspectos que eu concordo, realmente o bairro foi entregue sem infra nescessaria para moradia, algo comum há 15 anos atraz. Esse texto é tendencioso "é comum ver mães jovens no bairro" Me responda em que lugar não é comum ver essa cena? Resido no Belinha desde o incio do bairro, conheço o local como morador que cresceu lá, nunca vi nenhuma casa de madeira. A foto que ilustra o texto mostra o linha 02 B. ometto e o texto diz que só tem o linha 104, Ai já podemos ver a credibilidade do redator. A bairro ainda conta como linha 13 e outras linhas como o 105 e 12 que passa proximo ao bairro. O texto ainda diz "o bairro tem problemas que ainda não tem solução" Me cite por favor dois bairros perfeitos. É facil falar de um bairro periferico que as pessoas não conhecem a realidade, querendo redicularizar o seus moradores, usando meias palavras e o colocando-os a margem. Ao policial Militar que comenta ai em cima, va tomar vergonha na sua cara e fazer um curso de reciclagem porque na maioria das vezes vocês são um trocloditas e acham que só porque estão em um bairro, periferico podem abordar as pessoas de qualquer maneira. E ainda querem ser bem vistos. Ingraçado quando é para pegar a propina de vocês com os traficantes essa ordem não rola não é mesmo. Quem será que tinha que ter mais vergonha aqui.

4/11/11 15:44

 
Anonymous Anônimo said...

Texto e ilustração do Facebook. E no mesmo o texto está sendo passado com a foto do linha dois, por isso o inicio do comentário.

4/11/11 15:46

 
Anonymous Anônimo said...

Ao redator é melhor pesquisar melhor antes de escrever qualquer bobagem por ai. Seu texto é tendencioso e ireal. Te convido para passar uma semana no Belinha Ometto, bairro de pessoas de origem humilde sim, porém trabalhadoras e honestas

4/11/11 15:48

 
Anonymous Murilo said...

Sou filho do João do Lanche
bom oque eu tenho oque falar do bairro B.O é agradecê por da pão na minha mesa.eu moro nesse lugar a 13 anos
não tenho que reclama é um bairro calmo bom de se mora aqui você encontra pessoas boas.Gente humilde se você vim conhece esse bairro vera que não é tudo oque alguns falam desse lugar não julgue pela embalagem oque importa é conteúdo.
Agradeço a Deus por estar morando no bairro Belinha Ometto.

18/5/12 14:07

 
Anonymous Anônimo said...

MINTIRA EU MORO NO BELINHA OMETTO A 12 ANOS NO COMEÇO VOU ADMITIR NÃO ERA FÁCIL, MAIS LOGO DEPOIS FICOU MELHOR.. OS ÔNIBUS PASSAM NA ESQUINA DA MINHA CASA TEM MUITOS ONIBUS PRA CIRCULACÃO... TEM TRAFICANTES DE 10 ANOS LÁ SÓ FALTA MAIS POLICIAIS ! E A PORTELINHA É O ÚNICO LUGAR DE DIVERSÃO PÁRA A CRIANÇADA !!
VAI FALAR MAL DAS SUAS MÃES VOCÊS NEM MORAM LÁ E FICAM FALANDO MERDA ! PUTAQUEOPARIU _l_

21/6/12 17:16

 
Anonymous Anônimo said...

amo o Belinha principalmente uns noinhaas que tem lá meu Deus ! BELINHA&CORINTHIAAANS Até a MOOOOOORTE !! s2

21/6/12 17:21

 
Anonymous Anônimo said...

Eu moro há 13 anos nesse lixo de bairro, onde só tem piriguete gente drogada e mal encarada que não pensam em estudar só em arrumar filho, e as fofoqueiras de plantão que ficam na rua o dia inteiro não tem o que fazer, sem contar a portelinha q em todo lugar é falado, tenho vergonha de dizer que moro no Belinha Ommeto pelo tipo de gente que moram aqui, só moro aqui por que estou na casa dos meus pais, mas quando eu sair daqui só volto pra visitar e olhe la.

16/3/14 19:19

 

Postar um comentário

<< Home

 
eXTReMe Tracker