O infinito de pé é um brinde numa taça / Dois buracos na cueca devorados pela traça /Os pneus da bicicleta subindo a ladeira / São os seios da Brigite pra fora da banheira (Andre Abujamra)

28 de março de 2007

Bancos


"Banco é aquele que te oferece um guarda-chuva quando faz sol, e te tira quando começa a chover".
Não sei de quem é essa frase mas a definição é perfeita.

27 de março de 2007

Pra pensar na cama



"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

Oscar Wilde

26 de março de 2007

Ociosidade


Sentei a beira da piscina e começou a chover. Junto com a água fria e fina veio o cheiro doce da terra molhada. Coloquei os pés na água e conversei com os caramujos.
As gostas de chuva pareciam brotar do chão e subir para o céu. Olhei para cima e vi o céu sendo rasgado pela luz dos relâmpagos que gritavam em notas graves.
O vento não pedia licença para se emaranhar em meio às folhas dos eucaliptos, e desafinado arriscava uma sinfonia de uma nota só.
O sol balbuciou no horizonte e foi visitar o oriente. E, aos poucos, o domingo foi desfigurado pela melancólica segunda-feira.

23 de março de 2007

Inquisição


Hoje entrevistei um funcionário público e fiquei chocado em saber que, o alto clero do governo Félix, apontou o dedo para a cara de um servidor -que estaria fazendo críticas a administração- e agressivamente questionou o porquê de se falar mal do governo. A reposta foi direta: " Tem alguma mentira no que estou dizendo".
O dedo foi guardado no bolso e o inquisitor saiu mudo de cena.

21 de março de 2007

Belinha Ometto: bairro surgiu na escuridão


O verde no Morro Azul contrasta com o cinza opaco das ruas vazias do bairro Belinha Ometto. O bairro fica em um das extremidades de Limeira e faz divisa com o canavial.
No Belinha Ometto as vias são poucos movimentadas. Durante o dia é comum ver mãe jovens carregando filhos pelas ruas empoeiradas. A avenida que conduz até o final do bairro tem um canteiro decorado com entulho e materiais de construção amontoados. O alento para muito moradores é trazido pela fé. Igrejas envangélicas são construídas dentro das próprias casas e faixas de plásticos oferecem cura e salvação para os fiéis.
Os primeiros moradores tiverem muitas dificuldades. O motivo foi que o loteamento foi entregue mesmo sem haver infraestrutura como água e luz. "Quando mudei para cada (no Belinha Ometto) lembro que não tinha água e luz. Minha mãe buscava água com balde na pedreira e minha casa era iluminada com lamparina", cita a dona-de-casa Natália Fernanda de Paiva, de 21 anos.
Ele afirma também, que no início muitas casas foram construídas de madeira, devido a condições financeiras e muitas delas existem até hoje. "Muita gente diz que é um bairro perigoso. Eu não acho. É um lugar tranquilo para morar", avalia.
Membro da Associação de Moradores do Bairro, Marli Aparecida da Silva, 39 anos, cita que no bairro há cerca de 1,5 mil casas e aproximadamente cinco mil moradores. "O bairro cresceu muito e junto com o crescimento veio problemas que ainda não foram resolvidos", afirma.
Marli diz que hoje no bairro uma as principais reivindicações é a inclusão de mais linhas de ônibus já que apenas uma (104) passa pelo local. "É um bairro muito asfastado do Centro e isso é mais que um motivo para que mais linhas sem implantadas", cobra.

N. S.das Dores: a santa que protege a Serra




O nome Nossa Senhora das Dores é uma das denominações usadas pela Igreja Católica para venerar a mãe de Jesus. Em Limeira, um bairro ganhou esse nome há mais de 20 anos, embora na cidade o lugar seja conhecido popularmente como "Serra Pelada". No entanto, o nome Nossa Senhora das Dores é o preferido pelos moradores. O argumento é que a santa protege o local, já que a principal reclamação de quem vive na região é a falta de segurança.
Durante o dia, o bairro - construído às margens da rodovia SP-151 e que abriga cerca de 50 mil pessoas dentro das suas quatro etapas - é pacato. O trânsito pesado e a movimentação do Centro não fazem parte das estreitas ruas do Nossa Senhora das Dores. O maior movimento durante o dia é de ambulantes que comercializam desde mandiocas a cestas básicas. O barulho das ofertas desses vendedores se mistura ao som das rádios das donas de casa, que utilizam a música como meio de mitigar os esforços para deixar a calçada impecável.
Pelas longas avenidas que cortam o bairro, crianças e aposentados aproveitam o espaço como área de lazer. O comércio é crescente e se concentra nas ruas paralelas à rodovia. A religião chegou para ficar. Uma grande igreja está sendo edificada no coração do Nossa Senhora das Dores. Pequenas denominações religiosas também se espalham pelo local, espremidas em meio às casas.
Um característica marcante do bairro é a arborização. Quase todas as casas têm uma árvore em frente. As avenidas também são muito arborizadas.
Já à noite a tranqüilidade dá lugar ao movimento, principalmente em uma das entradas do bairro, próxima ao acesso de uma faculdade. Bares e lanchonetes faturam alto com o movimento dos universitário. Em contrapartida, moradores relatam que os largos canteiros e praças são muitas vezes usados para o tráfico de drogas durante a madrugada.

18 de março de 2007

Eureca funcionou !!!


Neste final de semana resolvi fazer algo extremamente nostálgico. Desenterrei do fundo de um armário uma velha vitrola. E, o melhor de tudo é que funcionou. Acordei domingo bem cedo, fiz um café forte e coloquei um disco do Roberto Carlos (Em Ritmo de Aventura). Fui até a varanda - ainda de pijama - sentei na escada e li alguns contos do velho Buk. Do nada, a música parou. Caminhei até o quarto e fiz algo que não fazia há anos: virei o disco para ouvir o lado “B”.

Faqueiro vudu


Putz ! Quero um desse na minha cozinha.

17 de março de 2007

O direito de resposta de Brizola no Jornal Nacional

O detalhe é que esse direito de resposta foi lido pelo Cid Moreira em pleno Jornal Nacional em 1994 . Foi um momento mágico onde o velho Cid esculacha Roberto Marinho.Será que isso seria possível hoje?



16 de março de 2007

Vamo que vamo


Depois de um tempinho de descanso voltei para o trabalho e meio atrasado para o Blog.

 
eXTReMe Tracker